sexta-feira, dezembro 02, 2011

Até ao fim do mundo


São duas histórias numa só. E o que as junta é mesmo só o facto de partilharem personagens e surgirem sobre um título comum. Melancholia deu que falar quando passou em Cannes mais pela conversa na Conferência de Imprensa que pelo filme em si. O mais recente Lars Von Trier estreou esta semana entre nós. E é um filme... assim assim. Com momentos muito bons e outros nem por isso...

Era uma vez duas irmãs e mais o fim do mundo... A coisa não é assim tão simplista... Mas Melancholia é, de facto, a história de duas irmãs (e do casamento de uma que a outra prepara em sua casa) e do medo de um cenário de fim do mundo (que chega com o receio da colisão da Terra com um mundo que vem sabe-se lá de onde e que se chama Melancholia). A primeira parte é centrada na figura de Justine (interpretada por Kirsten Dunst), uma jovem com carreira de sucesso no mundo da publicidade que encontramos no dia de um casamento em tudo invulgar, das respostas tortas uma mãe com mau feitio e céptica da possibilidade de uma qualquer felicidade conjugal aos episódios de comportamento errático de uma noiva que gradualmente entendemos que não está bem... Versão menor, em jeito baralha-e-volta-a-dar de um serão de crise familiar como Thomas Vinterberg em tempos mostrou em A Festa, a primeira parte tem belíssima fotografia nocturna, um prólogo plasticamente deslumbrante ao som da Tristão e Isolda, de Wagner, e uma série de episódios que, por vezes, vão para lá das fronteiras de um exagero que não ajuda à solidez da narrativa. Bem mais interessante é a segunda parte, que toma Claire (Charlotte Gainsbourg) como figura central, o crescente receio pela possível colisão com o planta (e o consequente fim de tudo) crescendo em si como um terror que lhe vai minando a alma. Sem electricidade (nem TV nem Internet), isolados no campo, os membros desta família não têm senão um telescópio e uma engenhoca que o filho de Claire cria como ferramentas que permitem saber se o mundo sempre acaba ou não...

Se a sequência de abertura, ao som de Wagner e perante imagens quase estáticas nos lança para um motivador patamar de contemplação plástica (que a direcção de fotografia e o recorrente rencontro com a música retomam), a evolução da narrativa deslaça durante o casamento e só reencontra sentido quando o medo do fim alastra. Ao lado de petardos fim-de-mundo como Armageddon e afins, Melancholia é olhar quase gourmet sobre como o homem enfrenta um cenário apocalíptico. Mas a exploração mais profunda dos medos e da forma como bloqueiam comportamentos poderia ter merecido outra atenção (e, eventualmente, deixar o casamento para a dimensão de uma vinheta de contextualização e pouco mais). Não será um filme totalmente falhado, mas ao mesmo tempo que apresenta boas ideias, é um pouco como aqueles cobertores pequenos: para tapar a cabeça deixa os pés de fora.



Imagens do trailer do filme